Lightpaint

LIGHTPAINT

Na busca por um sentido racional da prática da lightpaint, fez-se necessário um estudo holístico dos elementos que permeiam a ação de pintar algo invisível, mas consciente, e que a princípio, não pode ser classificada como apenas uma forma de arte. No entanto, é capaz de unir os conceitos primários das onze formas de arte conhecidas – música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, animação, jogos e arte digital – em uma só ação, simultaneamente.

A ação do desenho no espaço é rítmica e ininterrupta, como a MÚSICA.

Provoca e estimula o movimento corporal no espaço, como a DANÇA.

Propicia a mistura de cores e resulta em imagens figurativas, abstratas ou simbólicas como a PINTURA.

A iluminação com a lanterna possibilita a transformação e a modificação de volumes estruturais, como a ESCULTURA.

Favorece a representação imagética de movimentos históricos, literários e artísticos, através de cenários, personagens e contextos, como o TEATRO.

 

Bebe da fonte da LITERATURA escrita como recurso persuasivo para reprodução imagética.

Com a utilização de um software específico promove a atividade de pintura com luz em tempo real em vídeo, como no CINEMA.

Dispõe de uma imagem estática resultante da movimentação da luz no espaço, proveniente da FOTOGRAFIA.

A iluminação com lanterna favorece a reprodução sequencial de pessoas ou objetos caracterizando a ANIMAÇÃO.

Desfruta de atividades físicas e imagéticas ligadas às dinâmicas lúdicas como os JOGOS.

Possibilita a visualização imediata do resultado devido à tecnologia empregada na ARTE DIGITAL.

12ª Arte: A expressão que usa o universo como suporte e material, que projeta da mente através da luz uma imagem conscientemente inconsciente, simbólica, única e expressiva.
A arte que desmaterializa o movimento, que capta a realidade externa baseada na percepção interna.

TURMAS

Pintar é um hábito milenar. 
Uma forma de se comunicar com outras pessoas ou consigo mesmo. 
Desde que o primeiro ser vivo passou a enxergar, a luz se tornou essencial à visão, e a visão fez-se vital à sobrevivência.
Porém, pintar com luz não depende da visão, e sim, da memória e do consciente visual. 
Pintar o que é invisível aos olhos… 
…revela o que está vivo na mente. 
E vice-versa.

E-mail: contato@efa.art.br